Published On: seg, ago 29th, 2011

São Jorge do Patrocínio – Atentado ao Parque Nacional de Ilha Grande.

Share This
Tags

Centro de Apoio da Praia do Paracaí, no Parque Nacional de Ilha Grande em São Jorge do Patrocínio, é atacado por atos de vandalismo.

Na madrugada de terça-feira (dia 23 de agosto) uma ação de criminosa foi perpetrada contra o Parque Nacional de Ilha Grande na porção que compreende o município de São Jorge do Patrocínio.

Segundo Gisele Petinelle, secretária de meio ambiente do município, na manhã de terça-feira servidores públicos municipais chegaram à Praia do Paracai, para realização de limpezas e manutenção corriqueira do local, quando se depararam com uma imagem degradante. A guarita de acesso encontrava-se em chamas já com 75% da área queimada, e a base de apoio que acabara de ser construída e pintada, estava totalmente pichada com tinta spray da cor preta, por todas as janelas, porta e paredes, demonstrando sinal de vandalismo. O fogo foi combatido, porém a estrutura já estava totalmente destruída. Imediatamente Polícia Federal, ICMBio, Polícia Militar e Polícia Ambiental foram informadas da ocorrência.

OBRAS E REFORMAS PARA INCENTIVO AO TURISMO

A Praia do Paracai está localizada na margem do Rio Paracai nas proximidades com sua foz no rio Paraná. É o portal de entrada para o PARQUE NACIONAL DE ILHA GRANDE, prevista no plano de manejo do Parque Nacional como área de uso publico e zona de uso intensivo.
A administração publica municipal juntamente com a chefia do PARNA / ICMBIO, procurou adequar esta área para uso da população, realizando benfeitorias.

Na entrada da Estrada do Banhado, que dá acesso ao Parque Nacional e à Praia do Paracaí, havia sido reformada a guarita de madeira, Eucalipto tratado com cobertura de telha, piso de concreto, que serviria para controle de acesso de visitante no Parque Nacional. Foi construída uma base de apoio a Fiscalização Ambiental, em alvenaria, com cozinha, banheiro, e dormitório a qual servirá como base de apoio a operações de fiscalização realizada pelo ICMBIO, Força Verde, e APA Municipal.

Na Margem do rio Paracai, próximo à foz do rio Paraná, uma área de camping foi criada com a construção de três quiosques com pias, água encanada potável, mesa e churrasqueira, com finalidade de incentivar o ecoturismo e o turismo regional. Ainda foram construídos dois banheiros para uso dos visitantes.

“Chama-nos a atenção em relação aos danos causados, por ter sido depredado apenas a parte em que será utilizado única e exclusivamente pela equipe de fiscalização municipal, estadual e federal. Ainda, a forma agressiva de praticar os danos, aparenta ser algo planejado e programado, tendo em vista que o local fica distante da cidade, e por ter sido uma noite chuvosa de acesso restrito a pessoas.” Comentou Gisele Petinelle.

Finalmente, segundo ela, o que foi destruído e depredado será reconstruído, pois a comunidade não deve pagar com a perda da única área de lazer pública, destruída pelos atos praticados por uma minoria de vândalos.

                  


Erick Caldas Xavier
Secretário Executivo
Especialista em Gerenciamento e Auditoria Ambiental
CRBio 50.227-07D

Redator

-

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas Tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>